Cuidados pós-cirúrgicos

Fundo Caixa Verde

Depois da cirurgia, você provavelmente ficará um ou dois dias na unidade de tratamento intensivo. Tenha em mente que cada paciente tem um período diferente de recuperação. Quando sair do hospital, você conseguirá retomar sua rotina normal em seis a oito semanas.


Depois de fazer a cirurgia de válvula cardíaca, você ficará na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde poderá ser monitorado constantemente. Você usará equipamentos de auxílio respiratório durante a cirurgia, e um pouco depois da cirurgia, de um tubo que é colocado na garganta e posicionado nos pulmões.

Você provavelmente acordará com esse tubo ainda colocado. Ele será removido assim que você ficar estável e desperto o suficiente para respirar por conta própria. Você não poderá falar enquanto estiver com esse tubo. Outros tubos sairão do tórax, perto do coração, para drenar o excesso de sangue e fluidos da área cirúrgica.

Canos intravenosos fornecerão líquido, sangue e medicamentos conforme necessário, e você terá um cateter na bexiga para drenar a urina. Você ficará conectado a um monitor que mostra sua frequência cardíaca, o compasso do coração, a pressão sanguínea e outras medidas que serão usadas pela equipe de enfermagem para avaliar sua recuperação. Você receberá medicamentos para aliviar a dor e diminuir a ansiedade conforme necessário.

Normalmente, o paciente fica um ou dois dias na UTI. É importante ressaltar que cada paciente tem um período diferente de recuperação. A equipe de enfermagem irá monitorar sua recuperação e remover os tubos se for apropriado. Da UTI, você será transferido para um quarto na área cardíaca onde seu coração continuará sendo monitorado, mas você terá mais independência e poderá se movimentar mais. A equipe médica continuará dando apoio e instruções sobre cuidados durante a recuperação, reabilitação, medicamentos, nutrição e outras necessidades.

Voltando para casa

Quando receber alta do hospital, você não se sentirá totalmente recuperado. Assim como o período de recuperação imediatamente após a cirurgia de peito aberto, o tempo de recuperação em casa varia de acordo com o paciente. Normalmente, você conseguirá retomar sua rotina normal em seis a oito semanas. Você ganhará um pouco de energia e força por dia durante essas semanas; no entanto, é normal passar por alguns altos e baixos. Você precisará descansar quando ficar cansado para ajudar a agilizar sua recuperação.

Algumas semanas depois da cirurgia, você fará uma consulta de acompanhamento com o cirurgião ou médico. Você talvez precise fazer exames, como eletrocardiograma, ecocardiograma ou raio X de tórax, para avaliar o funcionamento de sua nova válvula. Exames de sangue também podem ser realizados para avaliar os níveis de medicamento.

ST. JUDE MEDICAL, o símbolo de nove quadrados e MORE CONTROL. LESS RISK. são marcas registradas e não registradas e marcas de serviço da St. Jude Medical, Inc. e das empresas relacionadas. ©2010 St. Jude Medical, Inc. Todos os direitos reservados.