Sua Condição

Entenda

Doença valvular

Assista mais

Causas e sintomas da doença nas válvulas cardíacas

Fundo Caixa Verde

A doença nas válvulas cardíacas tem várias causas diferentes. Ela interrompe o fluxo sanguíneo saudável e normal que entra e sai do coração, podendo gerar sintomas que incluem fadiga, batimentos cardíacos irregulares, fraqueza, falta de ar, dor no peito e palpitações.

Fale com com Bob, receptor de válvula cardíaca mecânica

Fale

Com Bob, receptor de válvula cardíaca mecânica

Fale com Dawn, receptora de válvula cardíaca mecânica

Fale

Com Dawn, receptora de válvula cardíaca mecânica


O que é doença nas válvulas cardíacas?

A doença nas válvulas cardíacas ocorre quando as válvulas do coração não funcionam como deveriam. Existem dois tipos dessa doença: estreitamento da válvula cardíaca e válvula com vazamento.

Válvula cardíaca estreitada (estenose valvular)

Com esse tipo de doença, a válvula cardíaca pode ser danificada por uma infecção bacteriana ou um enrijecimento (calcificação) próximo à abertura da válvula. A abertura da válvula é estreitada, ou seja, seu coração precisa trabalhar muito para bombear o sangue. Isso pode provocar diversos sintomas, incluindo fadiga, fraqueza ou falta de ar, e, eventualmente, pode resultar em insuficiência cardíaca.

Válvula cardíaca com vazamento (insuficiência valvular)

Uma válvula com vazamento é uma válvula cardíaca que não se fecha direito. Quando a abertura da válvula não é bem fechada, um pouco de sangue pode voltar para a válvula. Desse modo, o coração precisa se esforçar mais e uma quantidade menor de sangue circula pelo resto do corpo. Alguns pacientes podem ter os dois tipos de doença em uma ou mais válvulas cardíacas.

O que causa a doença nas válvulas cardíacas?

Você pode nascer com a doença nas válvulas cardíacas (congênita) ou pode desenvolvê-la devido a várias doenças ou infecções, incluindo febre reumática ou endocardite.

Febre reumática

A febre reumática normalmente é causada por uma infecção não tratada, como dor de garganta. Ela inflama as folhas da válvula cardíaca e pode resultar na cicatrização, no espessamento ou na diminuição das válvulas. A válvula fica estreita, dificultando a passagem do fluxo sanguíneo pelo coração.

A febre reumática costuma ocorrer em crianças de 5 a 15 anos, mas os sintomas de doença nas válvulas cardíacas causados por ela podem não se manifestar por anos.

Endocardite

A endocardite é uma infecção bacteriana grave que pode ser fatal. Ela ocorre quando os germes (especialmente as bactérias) entram na corrente sanguínea durante procedimentos dentais, cirurgias, uso de medicamentos intravenosos ou infecções graves e atacam as válvulas cardíacas. Isso pode perfurar a válvula cardíaca ou cicatrizar o tecido valvular, enfraquecendo a válvula.

Outras causas da doença nas válvulas cardíacas incluem: doença arterial coronariana, ataque cardíaco, cardiomiopatia (doença no músculo cardíaco), infecção na garganta, sífilis (doença sexualmente transmissível), hipertensão (pressão alta), aneurisma aórtico e doenças do tecido conjuntivo. As causas menos comuns de doença nas válvulas incluem tumores, alguns tipos de medicamento e radiação. Às vezes, a causa da doença não é conhecida.

Quais são os sintomas mais comuns da doença nas válvulas cardíacas?

Os sintomas comuns da doença nas válvulas cardíacas incluem:

  • Falta de ar
  • Desconforto no tórax, especialmente durante atividades físicas
  • Batimentos cardíacos rápidos ou palpitações
  • Inchaço nos tornozelos, nos pés ou no abdômen
  • Fraqueza ou vertigem
  • Rápido ganho de peso

No entanto, é importante ressaltar que nem todas as pessoas apresentam esses sintomas, mesmo quando sofrem de doença grave ou avançada nas válvulas cardíacas.

Como o médico diagnostica a doença nas válvulas cardíacas?

O médico pode solicitar um ou mais dos seguintes exames para determinar a situação de suas válvulas cardíacas:

  • Eletrocardiograma (ECG ou EKG): registra a atividade elétrica do coração
  • Ecocardiograma (ECO): parecido com o ultrassom, permite que o médico verifique a condição das válvulas e do músculo do coração
  • Imagem por ressonância magnética (MRI): fornece imagens detalhadas da parte interna do coração
  • Raio X de tórax: imagem radiográfica do coração e dos pulmões, incluindo o tamanho e a forma
  • Cateterismo cardíaco: procedimento de diagnóstico com cateter que permite que o médico veja se as válvulas cardíacas estão danificadas ou não estão funcionando corretamente
ST. JUDE MEDICAL, o símbolo de nove quadrados e MORE CONTROL. LESS RISK. são marcas registradas e não registradas e marcas de serviço da St. Jude Medical, Inc. e das empresas relacionadas. ©2010 St. Jude Medical, Inc. Todos os direitos reservados.